sábado, 2 de outubro de 2010

Você já ouviu falar sobre Epilepsia Fotosenssitiva?

Eu estava lendo o Pinceladas da Web e fiquei sabendo que em 2007 a comissão dos Jogos Olímpicos de Londres teve que retirar, do site oficial, uma animação com várias faixas de luz em movimento rápido. O problema é que essa animação ocasionou uma denúncia feita por 22 usuários com Epilepsia Fotossensitiva.

Descobre que o caso não é uma novidade pois em 1997 cerca de 600 crianças e adolescentes foram hospitalizados no Japão após assistir um episódio de Pokemon com estímulos luminosos intensos.

Meu desconhecimento sobre Epilepsia Fotosenssitiva é imenso e percebendo que o assunto é sério, pois sou editor de blogs e posso qualquer dia criar uma animação nociva, resolve pesquisar um pouco e compartilhar o conhecimento.

O que significa Epilepsia?

A palavra epilepsia é derivada do grego, no qual significa uma condição de tornar-se dominado, apanhado ou atacado. O povo usava-a por acreditar que as crises eram causadas por um demônio. Assim a epilepsia tornou-se uma doença sagrada. Esta é a base para os mitos e medos que cercam a epilepsia, e que influenciam as atitudes populares no sentido de dificultar ainda mais o alcance de uma vida normal para os portadores da mesma. A palavra epilepsia não significa mais do que uma tendência para ter crises.

Epilepsia é uma condição neurológica que de tempo em tempo produz breves distúrbios nas funções elétricas cerebrais normais. A função cerebral normal é garantida por milhões de pequenas cargas elétricas passando entre células nervosas no cérebro e em todas as partes do corpo. Quando alguém tem epilepsia, este padrão normal pode ser interrompido por surtos intermitentes de energia elétrica muito mais intensa do que o habitual. Isto pode afetar a consciência da pessoa e provocar movimentos corporais ou sensações por curtos períodos de tempo.

O cérebro é um órgão altamente complexo e sensitivo. Ele regula e controla todas nossas ações. Ele controla movimentos, sensações, pensamentos e emoções. Ele é o sítio da memória e regula os mecanismos involuntários do corpo, tais como os do coração e pulmões. As células cerebrais trabalham em conjunto, comunicando-se por meio de sinais elétricos. Ocasionalmente ocorre uma descarga elétrica anormal de um grupo de células e o resultado é uma crise. O tipo de crise depende da região do cérebro onde ocorre a descarga.

Qual a diferença entre crise e epilepsia?

Crises são sintoma de epilepsia. Epilepsia é a tendência subjacente do cérebro para produzir surtos súbitos de energia elétrica que desarranja outras funções cerebrais.

Epilepsia Fotosenssitiva

Esse tipo de epilepsia pode ocorrer quando os olhos são expostos a uma quantidade excessiva de luz. A epilepsia fotossensitiva teve início ao ser usado um efeito estroboscópico que consiste basicamente em usar luses fortes piscando e mudando de forma, como na transformação do Shurato. O que houve na verdade, é que no momento do acidente, a luz mudava de formato de maneira em que o intervalo pra cada forma era de menos de um segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário